MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Palestras/Fóruns/Discussões > Ocupação Exilius
Bookmark and Share
21/11/2013 a 28/11/2013 (20h)

Ocupação Exilius

Programação traz espetáculo, duas exposições fotográficas e debate a partir desta quinta (21). Entrada gratuita

Ocupação Exilius O grupo Matula Teatro realiza a "Ocupação Exilius" com espetáculo, duas exposições fotográficas e uma mesa redonda no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, com entrada gratuita, entre os dias 21 e 28 de novembro.

No espetáculo "Exilius", dentro de um carrinho de mão repleto de areia, uma mulher conta histórias. Como nos tradicionais contos das mil e uma noites, fantasia e realidade se entrelaçam nas histórias compartilhadas com o público. A história de um povo, a trajetória de uma mulher, a experiência da atriz que ultrapassou barreiras geográficas para encontrar a realidade de um povo exilado: são os elementos que compõe a dramaturgia de "Exilius", desvelando a tênue fronteira entre memória e ficção, entre desamparo e esperança, entre o sofrimento do corpo e o desejo de lutar por um novo mundo.

A apresentação ocorre na abertura, nesta quinta (21), seguida de debate, e também no encerramento, na próxima quinta (28), sempre às 20h.

Debate

Uma mesa de discussões sobre "Exílio, passado e presente" discute o exílio e torturas durante a ditadura militar no Brasil e dos processos de exílio e torturas ainda hoje existentes na África. Com a presença de Sonia Fardin (historiadora do MIS), Erika Cunha (atriz e pesquisadora do grupo Matula Teatro, doutoranda em Artes da Cena), Rogério Ferrari (fotógrafo) e Alipio Freire (jornalista, escritor e artista plástico que foi preso pelo regime militar).

Exposições fotográficas

A sala 1 do MIS Campinas traz a exposição "Existências-Resistências", com fotos de Rogério Ferrari. O fotógrafo independente desenvolve o projeto que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. O projeto evidencia, através das imagens, publicação de livros, debates e exposições fotográficas, o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense; Curdos, na Turquia; Zapatistas no México; Movimento dos Sem-Terra no Brasil; refugiados palestinos no Líbano e na Jordânia; refugiados Saarauis no deserto do Saara e nos territórios ocupados pelo Marrocos; Mapuches no Chile, e os ciganos no Bahia.

Já a sala 2 traz a exposição fotográfica "Front(eiras)", com fotos de Paolo Cattaneo e ambientação de Anna Kühl e Bruno Cardoso. As fotos contam as viagens desse fotógrafo nos acampamentos de refugiados Saharauis. Cattaneo é italiano, cooperante do Centro Polesano de Documentazione, esteve diversas vezes nos acampamentos saharauis. Para ele, a fotografia é antes de tudo uma questão pessoal, uma forma de fixar o instante, congelar a memória, portanto a imagem nunca é "roubada", mas é parte da experiência do encontro, da experiência compartilhada, do jogo entre as partes, da narrativa que se constrói na sucessão de fotos.

Serviço:

"Ocupação Exilius" - grupo Matula Teatro
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas, Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro
Datas: de 21 a 28 de novembro
Horário: 20h (dia 21/11, espetáculo e debate; dia 28, espetáculo)
Entrada: gratuita

camisetas