MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Palestras/Fóruns/Discussões > Ocupação Exilius
Bookmark and Share
21/11/2013 a 28/11/2013 (20h)

Ocupação Exilius

Programação traz espetáculo, duas exposições fotográficas e debate a partir desta quinta (21). Entrada gratuita

Ocupação Exilius O grupo Matula Teatro realiza a "Ocupação Exilius" com espetáculo, duas exposições fotográficas e uma mesa redonda no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, com entrada gratuita, entre os dias 21 e 28 de novembro.

No espetáculo "Exilius", dentro de um carrinho de mão repleto de areia, uma mulher conta histórias. Como nos tradicionais contos das mil e uma noites, fantasia e realidade se entrelaçam nas histórias compartilhadas com o público. A história de um povo, a trajetória de uma mulher, a experiência da atriz que ultrapassou barreiras geográficas para encontrar a realidade de um povo exilado: são os elementos que compõe a dramaturgia de "Exilius", desvelando a tênue fronteira entre memória e ficção, entre desamparo e esperança, entre o sofrimento do corpo e o desejo de lutar por um novo mundo.

A apresentação ocorre na abertura, nesta quinta (21), seguida de debate, e também no encerramento, na próxima quinta (28), sempre às 20h.

Debate

Uma mesa de discussões sobre "Exílio, passado e presente" discute o exílio e torturas durante a ditadura militar no Brasil e dos processos de exílio e torturas ainda hoje existentes na África. Com a presença de Sonia Fardin (historiadora do MIS), Erika Cunha (atriz e pesquisadora do grupo Matula Teatro, doutoranda em Artes da Cena), Rogério Ferrari (fotógrafo) e Alipio Freire (jornalista, escritor e artista plástico que foi preso pelo regime militar).

Exposições fotográficas

A sala 1 do MIS Campinas traz a exposição "Existências-Resistências", com fotos de Rogério Ferrari. O fotógrafo independente desenvolve o projeto que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. O projeto evidencia, através das imagens, publicação de livros, debates e exposições fotográficas, o lado desconhecido de conhecidos conflitos: Palestinos sob ocupação israelense; Curdos, na Turquia; Zapatistas no México; Movimento dos Sem-Terra no Brasil; refugiados palestinos no Líbano e na Jordânia; refugiados Saarauis no deserto do Saara e nos territórios ocupados pelo Marrocos; Mapuches no Chile, e os ciganos no Bahia.

Já a sala 2 traz a exposição fotográfica "Front(eiras)", com fotos de Paolo Cattaneo e ambientação de Anna Kühl e Bruno Cardoso. As fotos contam as viagens desse fotógrafo nos acampamentos de refugiados Saharauis. Cattaneo é italiano, cooperante do Centro Polesano de Documentazione, esteve diversas vezes nos acampamentos saharauis. Para ele, a fotografia é antes de tudo uma questão pessoal, uma forma de fixar o instante, congelar a memória, portanto a imagem nunca é "roubada", mas é parte da experiência do encontro, da experiência compartilhada, do jogo entre as partes, da narrativa que se constrói na sucessão de fotos.

Serviço:

"Ocupação Exilius" - grupo Matula Teatro
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS) Campinas, Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro
Datas: de 21 a 28 de novembro
Horário: 20h (dia 21/11, espetáculo e debate; dia 28, espetáculo)
Entrada: gratuita

camisetas












louboutin schuhe christian louboutin schuhe christian louboutin schuhe louboutin schuhe outlet louboutin online louboutin deutschland louboutin damen schuhe louboutin pumps christian louboutin louboutin schuhe louboutin louboutin schuhe christian louboutin louboutin shoes uk louboutin shoes online