MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Palestras/Fóruns/Discussões > Ciclo de palestras sobre fotografia
Bookmark and Share
16/07/2013 a 19/07/2013 (19:00)

Ciclo de palestras sobre fotografia

Dias 16 e 19 de julho

Ciclo de palestras sobre fotografia O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) está com inscrições abertas para um ciclo de palestras que será oferecido entre os dias 16 e 19 de julho. O tema central dos quatro eventos, que serão realizados às 19h no museu, é a evolução da fotografia. Os interessados devem se cadastrar na sede da Oficina Cultural Hilda Hilst (rua Ferreira Penteado, 1203, Centro) até o dia das respectiva palestra da qual deseja participar, tendo sido reservadas 40 vagas para cada uma. A seleção dos participantes será por ordem de inscrição. Todas as atividades são gratuitas.

Programação:

Terça, 16/07

Tema: “Convergência das imagens: as premissas do processo de hibridação entre imagens fixas e animadas”.
Palestrante: Rogerio Ghomes
Sobre: A tecnologia da fotografia digital avança rapidamente. A indústria fotográfica insere, a cada nova geração, inúmeros dispositivos que, até bem pouco tempo atrás, eram vistos como uma realidade distante ou, até mesmo, inimaginável. As discussões estão em plena efervescência, envolvendo a convergência de mídias e seus suportes e o hibridismo corrente na arte contemporânea dentro do campo das imagens digitais. A palestra discute a contribuição deste avanço tecnológico pra o campo da expressão autoral imagética e na construção de sentidos de tais procedimentos.


Quarta, 17/07

Tema: “Fotografia e narrativa: entre o livro e o cinema”
Palestrante: Mariano Klautau Filho
Sobre: A fotografia contemporânea, nas últimas décadas, passou a incorporar mais intensamente elementos narrativos que a distanciaram definitivamente da ideia de veracidade e da imagem única. No lugar da comprovação de um fato, surgiram poéticas de reinvenção da realidade. No lugar de uma bela fotografia, surgiram sequências e conjuntos de imagens que expandiram a noção de movimento e sentido para a imagem estática. A fotografia passou a assumir procedimentos que a aproximam da literatura e do cinema e, com isso, abriu suas potencialidades à ficção. A palestra pretende apresentar elementos sobre essas transformações a partir de trabalhos de alguns artistas da contemporaneidade.


Quinta, 18/07

Tema: “A fotografia mobile: caminhos e intersecções com outras mídias e a convergência das linguagens conectadas”
Palestrante: Toni Pires
Sobre: Passando pela acessibilidade dos smartphones, redes sociais voltadas à fotografia e a consequente popularização da fotografia móvel, acompanhamos uma transformação na comunicação que contribui para a “alfabetização imagética”. Estamos no terceiro momento da internet, de conectividade direta e total, de busca da identidade real da rede. Saímos do momento ‘impressões’ para o momento ‘expressões’, em que as pessoas querem contar histórias, as suas histórias, e é isso que vamos buscar com a convergência das imagens conectadas.


Sexta, 19/07

Tema: “Potências de 10”
Palestrante: Marcelo Moscheta
Tema: Baseada no documentário “Powers of Ten” (Ray e Charles Eames, 1977), a pesquisa/ensaio fotográfico “Potências de 10”, de Marcelo Moscheta, procura ilustrar de maneira poética uma viagem de amplitude e deslocamento por meio de artifícios fotográficos como a escala alterada e a imagem invertida. Contemplado com o XII Premio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, o projeto resultou numa tabloide, com as imagens do ensaio sobre a relatividade das escalas do Universo em frações de 10. A palestra apresentará o trabalho e exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente.

camisetas