MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Eventos/Atividades Especiais > Sessão 2 - Mostra Luta
Bookmark and Share
19/10/2012 (19:00)

Sessão 2 - Mostra Luta

Mais 5 filmes serão exibidos

camisetas – 19h00 – SESSÃO 2 –

JIRAU: Justiça e sindicato atacam trabalhadores (6′), A Nova Democracia

A luta dos trabalhadores da Usina de Jirau, em Rondônia, para receberem seus direitos e o conflito contra um sindicato que não os representa

A Ditadura da Especulação - CMI

A ditadura da especulação (12′), Zé Furtado- CMI

O filme mostra a resistência contra o avanço da construção de um bairro de luxo no DF. No local está presente o Santuário dos Pajés (um antigo santuário indígena) e uma comunidade indígena. São exibidas imagens da destruição do local e da tentativa de resistir a esses ataques.

O cantinho do céu que não está na TV (13′), Rede Extremo Sul

Descaso e despejos no bairro Cantinho do Céu em São Paulo.

Conflito (20″), Beto Novaes

Em 2011, uma greve dos trabalhadores da cana em Bela Vista-SP protestava contra as condições de trabalho, exigindo a demissão. Utilizando imagens gravadas pelos celulares dos trabalhadores e de material da equipe, o documentário retrata o conflito que se instalou, que é intermediado por sindicalistas e procuradores.

Mães de Maio

Mães de Maio: Um grito por justiça (32′), Mães de Maio

No ano de 2006, em maio, 493 pessoas foram assassinadas, sendo a maioria pobres, negros e moradores da periferia. Há fortes indícios de uma ação de grupos de extermínio da polícia como retaliação aos ataques do PCC. O filme trata da luta dessas mães, organizadas através do grupo Mães de Maio, e das circunstâncias e consequências da violência do Estado, buscando soluções.

5ª Mostra Luta
Coletivo de Comunicadores Populares