MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Paradinha Musical > Paradinha Musical: Choro
Bookmark and Share
12/05/2011 (17:30)

Paradinha Musical: Choro

Serão ouvidos 4 LPs de choros antigos, com diversos intérpretes

camisetas Nascido no fundo dos quintais do subúrbio do Rio de Janeiro há cerca de 140 anos, o choro era originalmente a maneira que os músicos brasileiros criaram para tocar as polcas, xotes e habaneras, usando como base um instrumento que sola e outros que acompanham fazendo modulações e contracantos improvisados, em tom plangente e choroso.

A composição gira e torno de um terno (três instrumentos, geralmente a flauta, o cavaquinho e o violão, formação que foi se ampliando ao longo do tempo pela incorporação de outros instrumentos).

Ouviremos 4 LPs de choros antigos, com diversos intérpretes, (Cincinato, Alencar, Nivaldo, Luiz Gonzaga, Fernando Henrique, Américo, Chico, Jorginho, Fernando Cesar, Nelsinho, Abel Ferreira, Jacob, Fats, Os Saudosistas, Luiz Americano, Canhoto, Tia Amélia, Fafá Lemos, Bilu e Zaccarias) e suas maneiras peculiares de executar o choro ao longo dos anos 60, 70 e 80.

“O choro do Callado tornara-se famoso no velho Rio. Era ele que animava as serenatas, as partidas familiares, os arranca das estalagens e as pândegas noturnas.” (Mariza Lira, folclorista, em sua pesquisa sobre as rodas de choro da década de 1870). Joaquim Antônio da Silva Callado foi o iniciador e organizador dos grupos pioneiros de choro, gênero que foi popularizado e eternizado por Pixinguinha.

Venha ouvir esses LPs com a gente.
Participe!!

Gratuito
Sala de Audição












louboutin schuhe christian louboutin schuhe christian louboutin schuhe louboutin schuhe outlet louboutin online louboutin deutschland louboutin damen schuhe louboutin pumps christian louboutin louboutin schuhe louboutin louboutin schuhe christian louboutin louboutin shoes uk louboutin shoes online