MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Exposições > Mostra Itinerante Apis
Bookmark and Share
04/05/2011 a 18/05/2011 (Terça a Sexta, das 10h às 18h e Sábado das 10h às 16h)

Mostra Itinerante Apis

por Caterina Reze

Mostra Itinerante Apis A mostra itinerante APIS apresenta o trabalho de Caterine Reze, uma artista nascida na Itália e brasileira de formação, que atua em diversas áreas como pintura, design de móveis e joalheria.

Esta mostra interage com o público de forma conseqüente e provocadora, incentivando-o a entrar na temática abordada APIS "abelhas" e "trabalho coletivo".

Com trabalhos bidimensionais e tridimensionais o circuito mostra o processo de trabalho de uma artista que busca traduzir através da criação em diversas áreas um sentimento mutável como a vida, mas único em seu momento. A identificação desse sentimento único e variável como a experiência de cada um é que queremos focar.

A coletividade esta presente na participação de outros profissionais, como na execução de jóias, mobiliário e cenário, assim como na participação do próprio público vivenciando um cenário que o instiga de forma sensorial a meditar e refletir no sentimento do seu momento.

Séries que compõe a mostra APIS

Série de abelhas:
Telas que abrem a mostra e a temática abordada pela artista, que começa aexplorar a abelha e, por consequencia, todo o seu complexo e sofisticado mundo.

Assemblagens:
Esta série mostra as assemblagens, cada uma com sua tela correspondente onde, com diferentes técnicas, a artista desenvolve uma segunda fase de sua pesquisa, que já incorpora um volume sinalizando sua necessidade em se liberar da bidimensão, em expandir.

Série Apis:
Estas telas compõe uma sintetização da temática. Formas mais simples são vistas e o figurativo assume um papel secundário onde se envolve e sustenta nessa estrutura mais despojada, na tentativa de se afastar da temática inicial e a necessidade de assumir o próximo passo

Coleção de Jóias:
1 - Conjunto Abelhas
2 - Conjunto Turmalinas
3 - Conjunto Rubelitas
4 - Conjunto Favo

Intalação "O Andar"
Exposição de um piso feito em ladrilho hidráulico idealizado pela artista.
Aqui o público começa a receber informações e interferências de um outro ponto de vista, saindo do vertical para o horizontal, da altura dos olhos para o chão.
Informações alternadas propositalmente para tornar a visitação mais dinâmica e interativa.

Instalação "Gotas"
Seis gotas "de mel" penduradas no teto. No chão outros seis pufs oferecem ao visitante um lugar para se sentarrelaxar e se deixar envolver por sons de gotas (sensorial auditivo), numa sala escura (sensorial visual), envolvida com essência de mel (sensorial do olfato).

camisetas