MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Paradinha Musical > Paradinha no MIS - Elis Regina
Bookmark and Share
14/10/2010 (17:30)

Paradinha no MIS - Elis Regina

Audição de clássicos da Música Popular Brasileira

camisetas Paradinha no MIS
audição comentada de Lps

Quinta-feira, 14 de outubro
17h30

Elis Regina
Quando Elis gravou seu 1º LP “Viva a Brotolândia” tinha apenas 16 anos. Nascida em 1945, aos 11 anos já era atração do programa “Clube do Guri” na rádio Farroupilha, onde ficou 3 anos, sendo a seguir contratada pela rádio Gaúcha. Em 1960 foi para o Rio de Janeiro, onde se apresentou em vários programas de televisão, que lhe valeram o convite para seu 1º LP pela Continental, em 61. Nascia ali uma das mais fulgurantes estrelas da MPB, ainda que o repertório selecionado para seu 1º disco não fosse exatamente o gênero do qual viria se tornar intérprete completa e definitiva. Dois anos depois, em 1963, entre suas constantes viagens ligando Rio, São Paulo e Porto Alegre, Elis fez seu 2º LP “Poema”, onde confirmava suas condições de grande intérprete, de recursos ilimitados, e permanentemente à procura dos caminhos que a consagraram.

Elis Regina organizou uma passeata contra as guitarras elétricas nos moldes das passeatas estudantis contra a ditadura militar, o que acabou abrindo portas para o tropicalismo. Usando as idéias do movimento antropofágico de Oswald de Andrade para fundir elementos estrangeiros à cultura brasileira e criar uma nova música, rompendo com as diferenças entre esquerda e direita, com as suas tensões.

As guitarras entravam com toda força no mercado fonográfico. O programa que Elis tinha com Jair Rodrigues “O Fino da Bossa” estava perdendo espaço para a Jovem Guarda (de Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa), movimento influenciado pelos Beatles, com altas vendagens de discos. Momento muito rico musicalmente, onde todos opinavam sobre música, os festivais praticamente nomearam o novo gênero que seria chamado “MPB”.

Os LPs escolhidos para ouvir nesta Paradinha mostram seus primeiros trabalhos, um show ao vivo no Teatro Paramount de São Paulo, em 65 e também os seus sucessos definitivos, nos permitindo acompanhar sua evolução vocal, seu crescimento extraordinário que a consagraram como a “diva” da MPB.

Gratuito












louboutin schuhe christian louboutin schuhe christian louboutin schuhe louboutin schuhe outlet louboutin online louboutin deutschland louboutin damen schuhe louboutin pumps christian louboutin louboutin schuhe louboutin louboutin schuhe christian louboutin louboutin shoes uk louboutin shoes online