MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CAMPINAS - PALÁCIO DOS AZULEJOS Twitter Facebook
Atividades > Eventos/Atividades Especiais > Veterano do cinema paulista lança livro no MIS Campinas
Bookmark and Share
04/06/2014 (19:00)

Veterano do cinema paulista lança livro no MIS Campinas

Evento terá exibição de filmes, debate e noite de autógrafos

Veterano do cinema paulista lança livro no MIS Campinas Veterano do cinema paulista lança livro no MIS Campinas
Evento terá exibição de filmes, debate e noite de autógrafos

O Museu da Imagem e do Som de Campinas irá realizar uma noite de autógrafos do livro O Coringa do Cinema, biografia do diretor de fotografia Virgílio Roveda. Conhecido no meio cinematográfico como Gaúcho, o técnico trabalhou na realização de mais de 60 filmes brasileiros, tendo trabalhado diversas vezes com José Mojica Marins, o Zé do Caixão (em treze filmes) e Amácio Mazzaropi (em nove filmes).

O evento terá a exibição do curta-metragem Uma Rua Chamada Triumpho (1969) de Ozualdo Candeias e do documentário Mazzaropi: o Jeca Empreendedor (2012) de Amanda Cotrim, Danilo Zanini, Marcelo de Barros, Priscila Souza e Renata Ananias. Após os filmes, será realizada uma palestra do diretor de fotografia. O livro O Coringa do Cinema foi escrito pelo jornalista Matheus Trunk e publicada pela editora Giostri. A obra aborda a vida profissional de Roveda dentro do cinema brasileiro em cinco décadas de carreira. “O livro aborda a trajetória profissional de um personagem muitas vezes esquecido na nossa cinematografia: o técnico”, revela Matheus Trunk, autor do livro. Orestes Toledo, pesquisador do MIS Campinas, acredita que o evento colabora em tornar o local um ponte de cultura na cidade. “Estamos abertos para iniciativas como essa que valorizem personagens que se dedicaram a produção cinematográfica no Brasil”.

O evento é gratuito e irá acontecer no dia 4 de junho (quarta-feira) ás 19h no Museu da Imagem e do Som de Campinas (rua Regente Feijó, 859, centro).

camisetas